


O cartão telefônico cria uma conexão das pessoas com o mundo e seus vários aspectos culturais através das estampas de fauna, flora, vistas turísticas, carros, trens, igrejas, personalidades, e tantos outros.
Com sua diversidade de temas de caráter informativo/cultural atraiu colecionadores do mundo todo, que acabam se conectando entre si devido o interesse em comum.
O cartão telefônico proporciona também uma comunicação tanto entre as pessoas que fazem ligações com ele quanto através dele próprio com suas estampas que sempre comunicam algo.
Conceito
O museu virtual proporciona um elo emocional com os usuários através de experiências pessoais explorando a paixão pelos cartões telefônicos.
Cada usuário tem a possibilidade de se relacionar com outras pessoas que tem o mesmo interesse e interagir com o próprio museu criando o seu cartão telefônico.
Possui um espaço de sugestões para melhorias do museu.
Definição dos objetos do acervo
Cartões telefônicos e suas respectivas histórias.
Organização do acervo, ou seja, de que forma o acervo será acessado, por quais critérios de organização da informação.
Os cartões telefônicos serão separados por categorias.
Ex: Futebol, lendas do folclore, fauna...
Exemplos de interatividade propostas para o museu
*Publicar sua coleção no site para a formação do acervo.
*Criar sua própria estampa de cartão telefônico no site que terá um espaço em aberto para esse fim ou enviar a proposta via e-mail, que será selecionada ou não para fazer parte do acervo.
*Se relacionar com outros colecionadores através de fóruns de discussão e adquirir peças que faltam para suas coleções.
Lívia e Letícia
8 comentários:
Bom Lívia e Letícia, aí vai o nosso comentário...
Clareza do Conceito- O conceito (conexão) é interessante, uma vez que o site faz conexão das pessoas com o mundo, com outros colecionadores, etc. Há também conexão de cores no site.
A relação das interatividades propostas com o conceito (Design da experiência)
A pessoa pode criar seu cartão. Mas não tem explicação de como fazer.
Design da interface:
- design da informação
ok
- conteúdo
bom, acervo separado por tópicos e datas.
- navegação
A repetição do menu de baixo (das bolinhas) com o menu comum na parte superior foi interessante, uma vez q as pessoas estão acosutumadas com o menu no local. Mas os dois iguais em formas de bolinhas talvez seja demais...
QUALIDADE DA APRESENTAÇÃO Boa
Nota 8. :-)
Viviane Ankli e Daniel Boaventura
Conexão- Museu dos cartões telefônicos: Lívia e Letícia
Clareza do conceito: O conceito que entendi se resume na palavra “conexão”. No blog vocês tentaram explicar mais, mas me pareceu mais uma justificativa que um conceito. Este problema eu e Sueli também enfrentamos na primeira etapa. O conceito conexão é pertinente e o layout seguiu bem esta linha.
A relação das interatividades propostas: A interação usuário-usuário, ainda mais neste caso é importante existir como vocês propõe, por se tratar de colecionadores em busca de novas peças. Já a interação usuário –museu que foi proposta poderia ser melhor pensada. Por exemplo, o usuário tem a possibilidade de enviar sua coleção para ampliar o acervo, mas como ele terá certeza que aqueles cartões a serem enviados ainda não fazem parte do museu? Olhando um por um?
Design da interface: A interface é atraente e abrange os temas em questão como cartões telefônicos no plano de fundo, o orelhão e as conexões onde ficam os menus centrais. De uma maneira geral, é bem atrativo.
Design da informação: A distribuição da informação é eficaz. Só fiquei na dúvida sobre o menu “fotos”.
Conteúdo: O conteúdo engloba todos os itens sobre o tema que é resumidamente os cartões telefônicos.
Navegação: A forma de navegação algumas vezes é confusa. Na tela inicial, a repetição de menus põe em dúvida se um é igual ao outro. Na tela onde estão apresentados os cartões, pensando na ampliação do acervo, é preciso algo do tipo próxima página e página anterior, para facilitar. Não ficou claro como o usuário sai de uma categoria e passa pra outra.
Qualidade da apresentação: A apresentação do projeto, apesar dos problemas técnicos das janelas que seriam apresentadas, foi boa, pois a idéias propostas para o museu foram bem explicadas.
Clareza no Conceito: É o mesmo conceito do nosso museu :P porém trabalhado através das conexões entre os usuários e suas coleções. Ficou bem claro.
Relação Interatividade x Conceito: Como eu disse acima, o conceito foi trabalhado na interatividade, portanto ficou bem clara também.
Design da Informação: Bem interessante a separação por cores.
Conteúdo: É um conteúdo muito amplo, mas como já foi comentado, aquele cartão "faça você mesmo" deveria ser mais livre, ou então teríamos vários iguais.
Navegação: Não gostei muito do template do fundo com uma área limitada. Não me lembro da tela do fórum, mas para navegar em um fórum eu gostaria de um tela mais ampla.
Design da Experiência: A interatividade entre os usuários é uma experiência muito interessante, principalmente quanto as trocas de material.
Conceito: Perfeitamente claro, nada a comentar. 10.
Experiência: Ótima. Os critérios de pesquisa ajudam muito, a possibilidade de criar um cartão também ficou legal, tem potencial para alguns usos. Como eles não foram mencionados, nota 9.
Interface: Informação e conteúdo bons, navegação tão simples quanto um assunto tão amplo permite. Os links repetidos poderiam ser usados de outra forma, então 8.
Qualidade: Visual agradável, e foi um dos sites que estavam funcionando. 10.
NOTA 10
O Design de Interface ficou muito bom. Simples, objetivo e atrativo. Isso facilitou muito na navegação, além de torná-la agradável. O conteúdo é vasto e está bem distribuído. A informação é clara e interessante; convida o usuário a explorar o site.
O conceito se encaixa perfeitamente na proposta do cibermuseu.
O conceito é claro mas a relação de interatividade através da montagem dos cartões tem quer ser mais elaborada, pois a proposta é muito boa. O design gráfico é bem agradável e o da experiência ficou um pouco a desejar.Quanto a qualidade da apresentação achei ótima.
Conceito do museu virtual: conexão de pessoas no mundo, com arte. Tem uma boa interatividade já que pode criar seu próprio cartão e mandar para o site do museu. Tem um fórum de discussão que possibilita uma interatividade com outros visitantes, isso que é bom num museu de “coleção/ lembranças”, é importante ter essa troca com os outros usuários porque acrescenta informações-historias. Design da informação, ficou repetitivo, três menu iguais não faz sentido no mesmo site. Teria aproveitado melhor essas “bolinhas” para colocar outras categorias do site. Conteúdo achei medio, porque podia explorar mais sobre as informações de cada cartão. A navegação esta clara. Graficamente, ficou com uma boa solução, teve um equilíbrio visual, usaram cores agradável visualmente.Ficou bem resolvido.
Apresentação boa!
Postar um comentário