MARCO AURÉLIO CANÔNICO
da Folha de S.Paulo
É quase um curso de animação on-line: veja o desenho, baixe a ferramenta que foi usada para criá-lo, brinque de reeditá-lo. É o que dá para fazer com o curta "Big Buck Bunny" (www.bigbuckbunny.org), um desenho de oito minutos que está disponível na rede de graça, sob licença Creative Commons, para ser baixado ou assistido por "streaming", via YouTube ou Vimeo.
A animação é o segundo grande projeto de fonte aberta da Blender Foundation (www.blender.org), uma organização independente holandesa que administra o software Blender, uma ferramenta de criação 3D gratuita, disponível para download no site.
Tecnicamente muito bem feito --por vezes, lembra a Pixar (repare no pássaro) e a Disney--, "Big Buck Bunny" conta a história de um coelhão inocente, que vivia em paz até ser atormentado por três roedores infernais, contra os quais vai reagir ao estilo Rambo.
O desenho foi criado por uma equipe de sete pessoas como um exercício para desenvolver a ferramenta (o Blender), e também funciona como um "comercial" dela, mostrando o que é possível fazer.
Para quem quiser aprender ou experimentar, o site de "Big Buck Bunny" tem documentação e tutoriais baixáveis. Eles também vendem o curta em DVD (34 euros, cerca de R$ 86), com um disco inteiro de extras.
Videogame
O atual curta vem na seqüência de "Elephants Dream" (orange.blender.org), considerada a primeira animação de fonte aberta da internet, uma história mais sombria e futurista, com dois personagens estranhos às voltas com uma máquina misteriosa.
A Blender Foundation está desenvolvendo ainda um "open game" --um jogo de computador gratuito-- que se chama "The Apricot".
Fonte: Folha de São Paulo
terça-feira, 17 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Denise Eler
I made this music playlist at MyFlashFetish.com.
2 comentários:
Estou aguardando seus comentários, meu caro ;)
Postei essa notícia e pensei que, com a internet, muitas pessoas poderiam reeditar uma mesma estória formando outra completamente diferente. A princípio pode ser uma ferramenta de marketing poderosa.
Postar um comentário