


Bom pessoal, o nosso museu não foi apresentado ainda em sala de aula, então vamos tentar explicar ao máximo. As páginas postadas acima são: principal, sobre o museu e o concurso da melhor foto com o objeto antigo.
Conceito: Nostalgia dos Objetos.
Objetivo: Compartilhar com os visitantes as histórias de vários objetos que fizeram parte de suas vidas. O acervo do site é separado em três categorias: tênis, brinquedos e personagens.
Experiência: A intimidade é a maior experiência deste museu, pois além de cada um comentar a história do outro, estamos tratando de objetos que marcaram avida dos visitantes de alguma forma.
Interatividade:Usuário-usuário (poder de comentar a imagem um do outro etc)/ Usuário-museu (participar enviando as fotos pessoais além de participar da melhor foto com um objeto da época; no caso, o pogobol).
Novidade: Um simulador com a ajuda de uma webcam proporcionará ao visitante usar novamente aquele objeto que lhe foi tão marcante. Estas imagens ficarão postadas no site e o usuário poderá votar na melhor foto. Ao votar, o site pedirá ao usuário seu cadastramento e no final de um período, o vencedor da melhor foto ganhará um pogobol.
Layout: Como nosso público alvo no momento são pessoas de 20 à 35 anos (os mais velhos não acessam tanto a internet, tem dificuldades de participar de blogs e os objetos dos mais novos não são objetos de museu), o layout aborda o tema “Anos 80”.
Nosso layout não é rico em imagens porque o foco principal são as fotos do acervo. Se colocássemos muitas imagens para compor o layout, acabaria pesando o site e diminuindo bastante sua performance. Por isso usamos elementos que remetem à década. No menu os cubos-mágicos marcam os links, o gênius marca os títulos, o pacman divide o layout, o neon leva o nome do site e ainda temos algumas imagens randômicos que também são objetos da época.
Nosso layout não é rico em imagens porque o foco principal são as fotos do acervo. Se colocássemos muitas imagens para compor o layout, acabaria pesando o site e diminuindo bastante sua performance. Por isso usamos elementos que remetem à década. No menu os cubos-mágicos marcam os links, o gênius marca os títulos, o pacman divide o layout, o neon leva o nome do site e ainda temos algumas imagens randômicos que também são objetos da época.
3 comentários:
Museu Baú Nostálgico: Viviane Ankli e Daniel
Clareza do conceito: O conceito é apropriado para o tema escolhido e foi bem representado na marca do museu.
A relação das interatividades propostas: A idéia de permitir com que o usuário simule estar utilizando o objeto e participar de um concurso é boa. Ela funcionará se cada usuário cadastrado puder votar apenas uma vez, que é o que parece que foi proposto. Só não ficou claro para mim, em que menu o usuário irá clicar para enviar sua foto pessoal e sua forma de exposição para que o outro possa comentar.
Design da interface: A interface ficou agradável e condizente com o conceito. No caso da utilização dos ícones do Cubo e do Gênius, me pareceu confuso, pois o usuário clica, por exemplo, no link “concurso” que tem o cubo e embaixo aparece o título “concurso” com o ícone do Gênius. Talvez não precisasse desse último ícone, e sim somente o título “concurso” que identifica em que parte do menu a pessoa está. Só não estou concordado com a localização desses ícones, mas eles ficaram apropriados e coloriram a tela preta.
Design da informação: A organização da informação é eficaz. Distribuir o acervo em categorias como foi feito facilitará a navegação. Mas, museus guardam e expõe acervo, nesse caso, o acervo que é o principal ficou com pouco destaque. Já a indicação da quantidade de itens em cada parte foi útil para o usuário ter noção da quantidade de informação que verá.
Conteúdo: O conteúdo composto pelas fotos dos usuário com os objetos para muitos é atrativo, pois as pessoas gostam de poder conhecer outras que tem afinidade com um mesmo assunto.
Navegação: Pelo fato de o projeto não ter sido apresentado, a forma de navegação não ficou muito clara pra mim. Por exemplo, quando clico no menu “O Museu”, o que aparecerá? Aquela tela do título “Sobre o Museu” ou esta tela aparece é quando clico em “saiba mais” na home?
NOTA 10
Este site ficou muito bom. O conceito já conquista. A idéia de criar um museu de objetos e brinquedos que usamos quando crianças é realmente bastante criativa e interessante.
O design da interface ficou bem original. O conteúdo é vasto, agradável e convida o usuário a ir adiante na navegação. A informação ficou bem distribuída e se uniu perfeitamente com o design gráfico.
A proposta de interatividade é ótima, pois deixa uma experiência marcante no visitante do museu.
Gostei muito do conceito que escolheram para o museu. Estão dando um oportunidade de experiencia muito interessante e alegre para os usuarios, porque uma nostalgia que a maioria tem é da infancia. Achei muito bacana, poder relembrar os brinquedos e ter essa troca de "historias" de usuario a usuario. A idea da foto achei o maximo.
A navegação esta otima, e o conceito de layout que escolheram foi muito bom!
!
Postar um comentário