Trabalho dos alunos: Carlos Ribeiro, Caroline Teixeira, Rebeca Luíza
A PROPOSTA
A proposta é criar um museu inteiramente virtual sobre robôs e proporcionar ao visitante uma experiência marcante, para que este o visite mais vezes.
A interatividade será o item chave para atrair o usuário e faze-lo sair da postura convencional de visitante de museu.
NOME DO MUSEU
Museu Robomundi – O museu dos robôs
CONCEITO/ TIPO DE EXPERIÊNCIA PROPOSTA PARA O USUÁRIO
A experiência pretendida é provocar a curiosidade no visitante, ou seja, a ânsia por explorar todos os aspectos do museu e incorporar o usuário em um ambiente futurista, repleto de inovação e tecnologia.
DEFINIÇÃO DOS OBJETOS DO ACERVO
O acervo será dividido em quatro grandes tópicos:
Visita completa
A história da robótica
Tipos de robôs
Grandes Nomes
Dessa forma, o visitante pode optar por ver todo o acervo do museu ou escolher apenas a opção que o interessar.
Visita Completa - Nessa opção o visitante tem acesso a todo o acervo do museu.
Ele percorre todo o trajeto e vê a história da robótica, os tipos de robôs existentes e conhece os grandes inventores.
A História da Robótica - Mostra através de uma linha no tempo toda a história da robótica, desde os primeiros estudos de projetos até as últimas invenções.
Tipos de robôs - Essa parte do acervo classifica todos os tipos de robôs existentes, seguindo a seguinte classificação:
Indústria
Trabalhos perigosos
Medicina e Ciência
Cotidiano
Brinquedos
BattleBots
COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE CADA ITEM DO ACERVO:
HISTÓRIA DA ROBÓTICA
• Datas das criações
• Locais de construção
• Projetos
• Nomes dos inventores
• Processo de construção
•
TIPOS DE ROBÔS
• Data de criação;
• Inventor;
• Material;
• Tecnologias associadas;
• Localização;
• Funções;
• Dimensões e peso;
• Possíveis aplicações.
•
GRANDES NOMES
• Datas de nascimento
• Nacionalidade
• Profissão
• Formação acadêmica
• Formação acadêmica
• Principais inventos
• Importância para os dias atuais
ORGANIZAÇÃO DO ACERVO
Através de uma simulação em 3D de um espaço arquitetônico, ele controlará um robô que vai percorrer todo o ambiente.
Clicando em cada obra, o visitante tem uma visão mais detalhada da peça, além de ter acesso às informações sobre a mesma.
EXEMPLOS DAS FORMAS DE INTERATIVIDADE PROPOSTAS PARA O MUSEU
Na opção Visita completa o visitante passa a participar do ambiente em 3D, e visualiza o acervo clicando sobre as peças, além de ter acesso às informações sobre as mesmas.
Promove a interatividade virtual imersiva e a interatividade do objeto (Sims).
Exemplo: http://www.louvre.fr/
Além do acesso ao acervo, o visitante também terá a sua disposição:
Jogo on-line (batalha de robôs)
Jogo de batalha em que os visitantes poderão escolher um modelo de robô e batalhar entre si, e ao mesmo tempo poderão postar comentários uns para os outros. Promove a interação homem-máquina e homem-homem.
Exemplo: http://www.sonypictures.com/movies/underworldevolution/game/
Fórum de discussão (espaço para trocas de idéias entre visitantes e especialistas da área)
Os visitantes poderão conversar on-line com especialistas em áreas da robótica contratados pelo museu. Poderão fazer perguntas que não estão disponíveis na seção Perguntas sobre robótica e receberão as respostas em tempo real. Promove a interação homem-homem.
Exemplo: http://forum.abril.com.br/info/topicos.php?area=222
Contribuição para o acervo do museu (uploads de fotos e vídeos das criações de inventores desconhecidos, além do depoimento dos mesmos).
O visitante pode enviar fotografias e vídeos de suas criações para o museu, juntamente com uma breve auto-biografia com as informações necessárias sobre a criação. O visitante interfere no conteúdo do museu.
Exemplo: http://cybercook4.uol.com.br/historia.php
OUTROS RECURSOS DE QUÊ O MUSEU DISPÕE:
O museu também disponibiliza outras ferramentas para o visitante:
• Downloads (fotos e videos)
• Perguntas sobre robótica (perguntas comuns sobre robótica respondidas por especialistas)
• Eventos (feiras, concursos e outros)
• Publicações (livros, revistas e artigos sobre o tema)
• Sites (sites sobre o tema)
• Cadrastro
• Críticas e sugestões
A proposta é criar um museu inteiramente virtual sobre robôs e proporcionar ao visitante uma experiência marcante, para que este o visite mais vezes.
A interatividade será o item chave para atrair o usuário e faze-lo sair da postura convencional de visitante de museu.
NOME DO MUSEU
Museu Robomundi – O museu dos robôs
CONCEITO/ TIPO DE EXPERIÊNCIA PROPOSTA PARA O USUÁRIO
A experiência pretendida é provocar a curiosidade no visitante, ou seja, a ânsia por explorar todos os aspectos do museu e incorporar o usuário em um ambiente futurista, repleto de inovação e tecnologia.
DEFINIÇÃO DOS OBJETOS DO ACERVO
O acervo será dividido em quatro grandes tópicos:
Visita completa
A história da robótica
Tipos de robôs
Grandes Nomes
Dessa forma, o visitante pode optar por ver todo o acervo do museu ou escolher apenas a opção que o interessar.
Visita Completa - Nessa opção o visitante tem acesso a todo o acervo do museu.
Ele percorre todo o trajeto e vê a história da robótica, os tipos de robôs existentes e conhece os grandes inventores.
A História da Robótica - Mostra através de uma linha no tempo toda a história da robótica, desde os primeiros estudos de projetos até as últimas invenções.
Tipos de robôs - Essa parte do acervo classifica todos os tipos de robôs existentes, seguindo a seguinte classificação:
Indústria
Trabalhos perigosos
Medicina e Ciência
Cotidiano
Brinquedos
BattleBots
COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE CADA ITEM DO ACERVO:
HISTÓRIA DA ROBÓTICA
• Datas das criações
• Locais de construção
• Projetos
• Nomes dos inventores
• Processo de construção
•
TIPOS DE ROBÔS
• Data de criação;
• Inventor;
• Material;
• Tecnologias associadas;
• Localização;
• Funções;
• Dimensões e peso;
• Possíveis aplicações.
•
GRANDES NOMES
• Datas de nascimento
• Nacionalidade
• Profissão
• Formação acadêmica
• Formação acadêmica
• Principais inventos
• Importância para os dias atuais
ORGANIZAÇÃO DO ACERVO
Através de uma simulação em 3D de um espaço arquitetônico, ele controlará um robô que vai percorrer todo o ambiente.
Clicando em cada obra, o visitante tem uma visão mais detalhada da peça, além de ter acesso às informações sobre a mesma.
EXEMPLOS DAS FORMAS DE INTERATIVIDADE PROPOSTAS PARA O MUSEU
Na opção Visita completa o visitante passa a participar do ambiente em 3D, e visualiza o acervo clicando sobre as peças, além de ter acesso às informações sobre as mesmas.
Promove a interatividade virtual imersiva e a interatividade do objeto (Sims).
Exemplo: http://www.louvre.fr/
Além do acesso ao acervo, o visitante também terá a sua disposição:
Jogo on-line (batalha de robôs)
Jogo de batalha em que os visitantes poderão escolher um modelo de robô e batalhar entre si, e ao mesmo tempo poderão postar comentários uns para os outros. Promove a interação homem-máquina e homem-homem.
Exemplo: http://www.sonypictures.com/movies/underworldevolution/game/
Fórum de discussão (espaço para trocas de idéias entre visitantes e especialistas da área)
Os visitantes poderão conversar on-line com especialistas em áreas da robótica contratados pelo museu. Poderão fazer perguntas que não estão disponíveis na seção Perguntas sobre robótica e receberão as respostas em tempo real. Promove a interação homem-homem.
Exemplo: http://forum.abril.com.br/info/topicos.php?area=222
Contribuição para o acervo do museu (uploads de fotos e vídeos das criações de inventores desconhecidos, além do depoimento dos mesmos).
O visitante pode enviar fotografias e vídeos de suas criações para o museu, juntamente com uma breve auto-biografia com as informações necessárias sobre a criação. O visitante interfere no conteúdo do museu.
Exemplo: http://cybercook4.uol.com.br/historia.php
OUTROS RECURSOS DE QUÊ O MUSEU DISPÕE:
O museu também disponibiliza outras ferramentas para o visitante:
• Downloads (fotos e videos)
• Perguntas sobre robótica (perguntas comuns sobre robótica respondidas por especialistas)
• Eventos (feiras, concursos e outros)
• Publicações (livros, revistas e artigos sobre o tema)
• Sites (sites sobre o tema)
• Cadrastro
• Críticas e sugestões
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