quinta-feira, 26 de abril de 2007

Parebola – Museu dos brinquedos e das brincadeiras






Conceito: Um clique na infância, lembrar é ser feliz outra vez.

Público alvo: O tema do museu é de interesse de pessoas de todas as idades. Nos mais velhos, o acervo desperta a saudade da infância, e nos mais novos, a curiosidade sobre a época em que seus pais e avós viveram. Por isso o museu apresenta uma linguagem e uma navegação fáceis de entender.
A imagem de fundo possui um cenário preto e branco para remeter a tempos passados e desenhos coloridos de crianças se divertindo.

Propostas de interatividade: No menu “Quer participar”, o usuário poderá enviar histórias vividas, vídeos, áudio e sugestão para acervo. Para isso, todas as informações para o envio são explicadas de forma a “conversar” com o usuário. Optamos por receber os arquivos por e-mail para que estes possam ser revisados antes de entrar no ar, uma vez que nos preocupamos em impedir postagens impróprias.

O conteúdo: Em “nosso acervo” o usuário acessa os “Brinquedos” que estão separados de A a Z e também unidos na opção “todos” (a tela a seguir ilustra a forma de exposição de um dos brinquedos); as “Brincadeiras” separadas por categoria e também com a opção “todas”; “Vamos brincar”, que ensina a montar o próprio brinquedo; e “Cantigas”, onde o usuário ouve e lê as letras daquelas músicas que se cantavam enquanto brinca e outras que fizeram e ainda fazem parte do repertório infantil.

Navegação: A navegação é fácil de compreender. Nos menus o usuário pode voltar a qualquer parte de maneira rápida. Todos os textos em vermelho são clicáveis, e os amarelos são somente para leitura.

Por Sueli e Viviane Fonseca

7 comentários:

Flávio disse...

Conceito: Bastante claro, e completo também, ensinando inclusive a fazer brinquedos antigos. Nota 10.

Experiência/Interatividade: Muitas possibilidades de participação, nota 10.

Interface: Informação bastante completa, inclusive separando história e explicação da brincadeira... a navegação por ordem alfabética funciona bem. Nota 10.

Qualidade: Bem feita, fiel à proposta, nota 10.

Carina ALOK disse...

NOTA 8

O site está realmente muito bom. O conteúdo é interessante, divertido e original. A navegabilidade é facilitada pelo layout simples, que também deixa clara e objetiva a informação. Mas, este layout não agrada muito visualmente.
O design gráfico está meio "poluído"-muita informação visual. Às cores laranja para o fundo e amarelo para às fontes, deixam a leitura cansativa, pois quase não à contraste entre às duas cores. Assim, o usuário tem que forçar às vistas para ler e acaba se cansando, podendo até desistir da leitura e conseqüentemente, da navegação no site.
O design da experiência está muito bom. Às formas de interatividade são interessantes e agradáveis para o usuário. E o conceito se encaixa perfeitamente à proposta do cibermuseu.

Anônimo disse...

Clareza do Conceito: O conceito (Um clique na infância) não ficou claro, uma vez que o museu trata de brincadeiras antigas, de crianças que tiveram sua infância longe de vídeo-games (da infância vista hoje em dia). O conceito não leva ao entendimento da lógica do museu.
A relação das interatividades propostas com o conceito (Design da experiência): As alunas não definiram um público-alvo, talvez isso tenha atrapalhado no design da experiência, uma vez que não há como fazer um site sem pensar a quem ele se dirige.
Design da interface:
- design da informação
- conteúdo
gostei
- navegação
A navegação parece estar clara, sem problemas.
QUALIDADE DA APRESENTAÇÃO: Algumas coisas ficaram a desejar, como voz baixa, postura.
Nota: 6

Unknown disse...

A apresentaçao foi otima, vcs deixaram claro o conceito e o funcionamento do site. Gostei tambem do layout, muito coerente, embora concorde um pouco com a Carina na questao da cor laranja no fundo, acho um pouco cansativa. A proposta de interatividade esta boa e o tema e bem legal! Nota 8

Virginia Bustos disse...

Conceito esta claro, esta bem representado na proposta do museu. O design de experiência, que o usuário tem é médio, porque ele pode mandar informação ao site e logo será publicado, mas acho que faltaria um fórum ou sala da bate papo, porque já que é uma experiência de lembrança é bom compartilhar com outras pessoas.
A informação do site é boa, bem objetiva para a proposta do museu. O conteúdo é simples, mas acho que faltaria mais um pouco para deixar mais rico em termos de material disponível e poder explorar mais no site.
A navegação esta bem clara e acho otimo, que sair rapido do "lugar" onde se encontra e voltar ao principal.
A qualidade da apresentação foi muito boa.

Daniele Tondato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniele Tondato disse...

O conceito “um clique na infância” ficou claro, mas concordo com a Vivi, que este conceito ficou um pouco falho, no momento em que o conceito trata-se de uma infância dos nossos pais e avós, então não teríamos como “relembrá-los”. Já no conteúdo, vocês citam que um dos objetivos: “nos mais novos, desperta a curiosidade sobre a época em que seus pais e avós viveram”, daí então vocês supriram a falha na parte do conceito.
O conteúdo do site é bastante claro e completo, as informações são colocadas com um vocábulo de fácil entendimento para todas as idades. Links muitos práticos e de fácil acessibilidade.
Uma falha que achei no layout é que as ilustrações mostram meninos brincando, se “movimentando”, divertindo, e a forma de como são colocados os links, não remete animação e não diverte, ele quebra um pouco a idéia de infância do site.
Gostei muito do acervo do site, pois além de poder aumentá-lo, ensina como fazer as brincadeiras.

Denise Eler

Denise Eler

I made this music playlist at MyFlashFetish.com.