Pessoal, uma das razões para ler revistas de neógiocs e não só de design gráfico.
Publicado na Época Negócios de agosto.
O designer que salvou a indústria de games na década de 80 fez de novo: seu console que permite simular movimentos repôs a Nintendo no topo do mercado
por Rafael Barifouse, de Nova York
Shigueru Miyamotoem vez de correr atrás dos concorrentes, ele desenhou um videogame para quem não jogaEssa é a fila para o ônibus?", perguntei, incrédulo, diante das 70 pessoas alinhadas à frente da Nintendo World Store, na Rua 48 de Nova York, às 8h30 da manhã. Errado: era mesmo a fila para comprar o Wii, o videogame do momento. No dia anterior, um vendedor da loja havia me informado que o aparelho estava esgotado, mas que uma nova remessa chegava todas as manhãs. "Quando me ligam às 9h15, já aviso que não vão chegar a tempo", disse ele. Naquela quinta-feira, como só foram enviados 50 aparelhos, saí de mãos abanando. A dificuldade para comprar o Wii é a evidência prática do sucesso da aposta feita pela Nintendo no chamado Projeto Revolution de 2003. Satoro Iwata, presidente-executivo da empresa, sentia que a concorrência lutava a batalha errada ao criar máquinas e jogos cada vez mais complexos. Novas tecnologias significavam apenas consoles mais caros, difíceis de usar. "Decidimos não competir com a Sony e a Microsoft", diz Iwata. "Em vez disso, lutaríamos contra a indiferença dos que não tinham interesse em video games". À frente do projeto estava Shigeru Miyamoto, 54 anos, designer de games eleito pela revista Time como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo. Ele foi o inventor de sucessos como Mario Bros. e A Lenda de Zelda, que ajudaram a salvar a indústria de sua mais grave crise, nos anos 80. Agora, Miyamoto fez história de novo: seu Wii ressuscitou a centenária Nintendo, que escorregava para a irrelevância, e apontou uma nova direção para o mercado - no mês passado, aliás, Ken Kutaraji, presidente do braço de games da Sony e criador do Playstation, afastou-se do comando executivo. Vitória para a Nintendo.
O apelo do Wii não está na capacidade de processamento de imagens, mas sim no sistema de captura dos movimentos. Seu segredo é um controle com aparência propositalmente semelhante à dos usados nas TVs. Nele se resumem meia dúzia de tecnologias inovadoras e um achado econômico: o chip principal do mecanismo custa meros US$ 2,50 (veja quadro). "Nós pensamos: que tipo de controle podemos criar para que as pessoas não tenham medo de tocá-lo?", indaga Miyamoto. Ao jogar tênis, move-se o controle como uma raquete. No golfe, ele faz as vezes de taco. Com o Wii se pode atirar, lutar boxe e jogar beisebol. "Costumo testar idéias com minha mulher, que não entende nada de games", diz Miyamoto. "É o meu esposômetro."
Ao longo do desenvolvimento do aparelho, a equipe foi tão longe na busca de uma nova idéia que Miyamoto sentia "estar dentro de um túnel, sem nenhum sinal de luz". A luz, afinal, apareceu. Inovador, o Wii é também o mais barato de sua geração. Pode custar até menos US$ 350 que os demais e, mesmo assim, dá a seu fabricante US$ 50 de lucro por console, enquanto a Sony perde até US$ 200 em cada um deles. O ceticismo no lançamento já deu lugar à certeza de que a Nintendo conseguiu tocar um público mais amplo, que deve recolocá-la no topo de um mercado que movimenta US$ 30 bilhões anuais. Desde novembro já foram vendidas 7,5 milhões de unidades de Wii no mundo: duas vezes mais que o PlayStation 3, da Sony, lançado ao mesmo tempo, e apenas 3 milhões atrás do Xbox 360, da Microsoft, que chegou às lojas um ano antes. "Nunca antes havíamos assumido um risco tão grande com uma idéia", diz Miyamoto. Deu certo.
Veja como funciona o wii
2 comentários:
Poiseeeh,,, eu iaaaa comprar o playstation 3 até ver o tamanho dele^^ O preço também é salgado.
Nos USA custa em média: 650 dólares...
Brasil, afff : 3.000 reais^^
Acho melhor o Brasil fazer nossos próprios video-games logo!!!^^
hehehe!!
o mais interessante desse novo console, que pra mim é inovador e regressor - inovador na ferramenta e regressor nos jogos - é que ele te possíbiliat mesmo sentir o jogo. ontem de manhã eu vi uma reportagem na record num programa pra dona de casa mostradnoo wii, as facilidades de jogo e com é legal jogar com ele, sem os botões sem relação com a vida.
resta saber como será a jogabilidade em jogos mais complexos tipo silent hill, em que você tem que andar pelo cenário.
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