
É a chance de vocês terem seus trabalhos publicados, e isso na próxima edição de um dos grupos de estudos pioneiro em editorial de criação experimental que universidade Fumec presenciou dentro dela.
Iniciamos o grupo em 2005 na idéia de ser um fanzine, ele com quadrinhos para promover os estudos na área. A idéia era uma democracia completa, porém a demora em tomada de decisões mais o descaso de alguns com o Grupo, fez a necessidade de dividir as públicações em número 00 e número 01, para assim definir um conselho editorial, mais trabalhos melhores. A idéia cresceu, a revista não guardou rancor de ninguém e se tornou uma revista de arte- sequencial experimental, além do que ela foi planejada.
Acabou que pegamos gosto pelo trabalho e nos desenvolvemos na prática de comentar e escutar sobre nosso trabalho e o do próximo. Nem todos estão dentro da revista para publicar trabalhos, mas sim para ajudar principalmente na estrutura interna. Foi necessário desenvolvermos uma prática de comunicação para a idéia continuar fluindo na mente dos estudantes que conhecem e nas pessoas da cidade que compraram, cada um fazendo sua parte. Hoje o Francisco, Raquel, Vanessa, Júlia, Ronaldo, Enzo, os sumidos Daniel e Marcos estamos sempre com os pitacos fazendo a estrutura continuar. Há divergências direto, discussão, mas sempre estamos tentando.
Escrevo esse post para dizer a todos que não devemos parar por aí e empinar a cabeça, há muito a ser feito, a aprender com os professores e colegas (( ninguém aqui é Leonardo Da Vinci)). Por isso, além de todos terem a possibilidade de enviar seus trabalhos com o tema: literatura, para ser selecionado ou não na próxima públicação da revista,
(baixar thumbnail no site : http://www.revistatraca.art.br/ )
podem ir pensando também em seguir o exemplo da revista, até mesmo com melhoras.
Meu avô já dizia: esperto é o que aprende com o erro do outro.
Mas falando sério, além de publicar na revista traça, pensem também em breve na criação de mais grupos de estudos independentes dentro da faculdade. (( mais revistas, sites, etc))Se agrupem na atividade de interesse! Isso porque se não acontecer agora essa interação de aluno- aluno em excesso e ficar só mais professor- aluno, vamos ter um curso mal falado em 10 anos,,, mais a decepção dos bons professores ... pq está incrível a individualidade do estudante de design na fumec.
A faculdade está com uma infra- estrutura ótima agora, e é MUITO CARA! se não acontecer agrupamentos e união, vai ser mal feito demais da nossa parte com os professores e funcionários.
TFG é sózinho, vamos deixar a individualidade pra ele.
Finalizando, mandem trabalhos para a revista traça. Ter ela no portfólio é legal e já me arrumou alguns freelas legais. (( comida di buteco por exemplo ))
Criem também mais grupos de estudos, vai ser bom pra todos.
Não sei como anda a agência experimental da fumec, por exemplo, mas parabéns pra essa iniciativa. Quero formar numa faculdade entupida de coisas desse tipo.
outra coisa: participo da revista, mas isso não significa que meu trabalho será selecionado para essa edição. Um segredo para vocês : observem meu trabalho na revista 00 e depois na revista 01.
(( o da revista 00 eu fiquei até sem dormir, triste no travesseiro de tanta porrada que levei, eu achava que desenhar bem era suficiente. Ingênuidade pensar que era o fodão,,, hahwhaha))
Isso é o legal de os próprios colegas comentarem seus trabalhos, não as porradas, mas sim a capacitação por pessoas do mesmo contexto. Ninguém ali era melhor que eu, mas meu trabalho na 00 tava terrível perto do pra 01, se eu mandar algo no nível do que eu publiquei na 00, certamente não será publicado.
: )
Agora, vejam a qualidade geral da revista. Vale a pena vocês também publicarem!!!
3 comentários:
Rodrigo, parabéns pelo ativismo. No seu lugar, eu criaria um grupo com site e identidade própria e começaria a movimentar estas idéias. Há muita gente no design, mas o mercado só absorve os bons. Então, não espere vencer a letargia de muitos. Aproveite o potencila dos "poucos". Você e os envolvidos vão ganhar muito e podem fazer "escola".
Rodrigo, parabéns pelo ativismo. No seu lugar, eu criaria um grupo com site e identidade própria e começaria a movimentar estas idéias. Há muita gente no design, mas o mercado só absorve os bons. Então, não espere vencer a letargia de muitos. Aproveite o potencial dos "poucos". Você e os envolvidos vão ganhar muito e podem fazer "escola".
27 de Setembro de 2007 13:20
E isso ai Cachaça, é muito dificil ter grupos de estudo mesmo, o da animação por exemplo... acabou pq???vamos continuar lá....fazer sozinho é muito mais complicado!!
Postar um comentário