Obs.: A notícia é de exatamente 1 ano atrás e o jogo já foi encerrado.
"A Fiat Automóveis inova mais uma vez ao colocar no ar o primeiro “marketing game” da internet brasileira, o “Una Passione”, para promover o seu último lançamento, o Fiat Idea Aventure. A ação oferece uma narrativa fictícia, que é apresentada na forma de um ARG (Alternative Reality Game) - Jogo de realidade alternativa, ainda pouco conhecido no Brasil, mas que já é febre nos EUA e na Europa.
O “game” terá início no próximo dia 9 e uma campanha já está no ar (TV e internet) para divulgar a iniciativa, que irá sortear entre os participantes um Fiat Idea Adventure, além de iPods e kits Adventure.
O ponto de partida do jogo é uma história de mistério, com vários personagens. Para avançar, os jogadores devem resolver enigmas e procurar pistas. Inseridos no mundo virtual, os valores da marca Fiat são apresentados em uma linguagem jovem e inusitada. Através do jogo é possível fazer um test-drive virtual do Novo Idea Adventure. A trama acontece com o deslocamento dos personagens, por todo o Brasil, dentro do carro. Por isso, características como inovação, cultura regional, tecnologia, interatividade e paixão estão presentes no jogo.
Para João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat : “A Fiat foi pioneira em desenvolver no mercado brasileiro estratégias inovadoras e diferenciadas de comunicação. Com os jogos conseguimos manter a inovação e o pioneirismo”.“Precisamos cada vez mais descobrir formas alternativas e contemporâneas de nos comunicarmos com os futuros consumidores Fiat. Os jogos (ARG) nos parecem ser uma possibilidade muito efetiva”, conclui Ciaco.
A história
A participação dos jogadores no Una Passione é como em uma gincana interativa virtual, no estilo caça ao tesouro, ao qual os participantes deverão cumprir tarefas, decifrar enigmas e responder às perguntas que serão executadas ao longo das três fases de duração do game.
Para desenvolver o jogo, foram criados os protagonistas Lucca e Sofia Fratelli, dois irmãos italianos, bisnetos de Hildebrando Novas, um artista plástico brasileiro, que na década de 20 idealizou e esculpiu "Una Passione" - um conjunto de cinco grandes peças em ferro, que para ele eternizava as estórias que sua mãe contava antes de partir. As obras fizeram muito sucesso na época, pois romperam os padrões do barroquismo. Mas essas peças acabaram caindo em mãos de terceiros e espalhando-se pelo Brasil. Os irmãos, após descobrirem uma carta que continha pistas sobre a obra, resolveram partir para a terra natal de seu bisavô em busca da obra que resgata as memórias da família.
Para montar o game foi escrita uma estória, que gera um suspense em relação ao jogo, em que o participante terá cada vez mais a vontade de desvendar o mistério de Una Passione. O objetivo da brincadeira é fazer com que os participantes localizem as peças de arte perdidas. Encontrando as peças, darão direito ao recebimento de cupons virtuais para concorrer a prêmios como: iPods, Kits Adventures e um carro Idea Adventure."
Na reportagem não diz, mas em um momento do jogo os personagens passavam pela Estrada Real.
Também foi criado um blog e um flickr para os personagens.
http://luccaf.blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/fratelli (excluído)
http://www.openair2007.com/Amauta/UnaPassione/Busca_Apoio/pt.htm
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Denise Eler

I made this music playlist at MyFlashFetish.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário