sexta-feira, 9 de novembro de 2007
.: Internet e os consoles de games :.
Os advergames como são conhecidos os jogos com conteúdo de divulgação de marcas e produtos estão cada vez mais presentes na internet. Sabemos que cada vez mais os usuários podem escolhem o tipo de conteúdo que querem receber, e a exemplo do sistema TiVo decidem até se querem receber anúncios. Com todas essas mudanças drásticas nos métodos de anuciar um produto, alguns sistemas alternativos podem ser usados como os games.A nova geração de consoles trouxe consigo a integração com a internet, esse foi um item determinante no sucesso e aceitação de qualquer novo aparelho. Quem iniciou esta corrida foi a Microsoft com o seu sistema Xbox Live. Atualmente conta com mais de 6 milhões de assinantes, que além de jogarem via internet, podem consumir conteúdo relativo aos games e outros produtos como filmes, séries, músicas e em bre até mesmo a TV Digital. Lembram-se quando comentamos do RSS e que os usuários futuramente visitariam apenas uma página pessoal com todo o conteúdo que lhes interessa. Pois bem este é um dos exemplos. Ainda nesse sistema a Microsoft facilitou a criação de jogos para o seu console criando o XNA, engine que pode ser integrada a ferramentas de desenvolvimento como o Visual Studio. Pequenas produtoras tem agora aoportunidade de oferecer conteúdo nesta rede. Algumas empresas como o Burger King e Adidas já oferecem conteúdo específico para o Xbox Live. Este é apenas um exemplo que provavelmente será um padrão para os outros consoles e sitemas desta geração. É mais um tipo de midia que merece atenção. Mesmo na internet a tendencia é que fiquem cada vez mais elaborados. E como se trata ainda de divulgar idéias, algumas empresas podem até receber críticas pelos games. Assim como o fenomeno dos vídeos na internet, os games vem tomando posições cada vez mais destacadas em planos de divulgação. Ainda com as vantagens de adaptar o conteúdo ao público alvo.Enfim o que parecia ser coisas de criança vem se tornando um bom negócio e uma alternativa que precisa ser considerada como um excelente método de divulgação de marcas e idéias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Denise Eler

I made this music playlist at MyFlashFetish.com.
5 comentários:
Li uma pesquisa sobre isso: o que os usuários pensam do merchandising em games. Dependendo do game, as presença das marcas conferem realidade ao ambiente, concorda?
No fim das contas, importa mais o tipo experiência que o usuário terá. Como a marca será pensada no game.
Veja a questão dos comerciais publicitários. Alguns são tão envolventes que eu adorava assistir um programa só de comerciais.
Não é o objetivo de mkt que vai dizer se os jogos serão bons ou não, mas o tipo de experiência que eles vão proporcionar. Como tudo na via ;)
interessante esse ponto... prof. Denise. Porque se fosse antes de ler seu comentário, eu diria que sentia as marcas como uma completa perda para o mundo do entretenimento nos games. Claro que elas sempre estiveram lá, mas assim, estava com uma visão do tipo: agora que elas vão nos poluir até mesmo nos games.
Mas você tem razão, pq os games no geral não estão perdendo na qualidade, mas é interessante como conferem a realidade ao ambiente, como disse.
basta ver o winning eleven (( jogo de futebol)) como exemplo, os cenários com os uniformes dos jogadores, tendo as marcas estampadas, mas o ambiente do estágio, nos oferece uma impressão de realidade mais do que qualquer outro game do mesmo gênero.
Postar um comentário