quarta-feira, 25 de abril de 2007

ROBOMUNDI - O MUSEU DOS ROBÔS


CONCEITO
 Evolução
EXPERIÊNCIA
Através do mistério, criar uma experiência significativa no usuário e gerar uma expectativa acerca do universo dos robôs, e, consequentemente, sobre o conteúdo do museu.

O SITE DO MUSEU


A Home do museu é apresentada através de um robô que se mantém sobre uma tela preta, que funciona como um espaço infinito. O robô fuciona como um verdadeiro mapa do site. Para criar a expectativa no usuário, a tela permanecerá preta, enquanto ouve-se os passos do robô, na total escuridão. Só depois que os sons cessam, indicando que o robô parou, 
um holofone é aceso sobre o robô, revelando-o.
Através de pontos do corpo do robô, o usuário acessa todas as partes do museu. Ao mover o mouse pela tela, o robô acompanha o cursor com os olhos e move a cabeça.

Clicando sobre as opções de acervo, outra janela se abre, 
com uma nova lista de opções para o usuário. 



Ao clicar sobre uma opção, uma nova janela surge, revelando os modelos disponíveis naquele grupo.



Escolhendo um dos modelos, o mesmo aumenta de tamanho, abrindo mais uma janela, onde a foto do robô, juntamente com as informações sobre ele são apresentadas para o usuário.

INTERATIVIDADE PROPOSTA
O museu tem à disposição do usuário um jogo online, onde poderá escolher um battlebot e batalhar com outros usuários. O jogo tem um menu para a escolha do battlebot, e uma opção de customização, em que o usuário montará seu battlebot as com cores, estampas e armas que desejar.

Além disso o museu possui um fórum de discussão entre usuários e especialistas, e pode contribuir para o acervo do museu, enviando fotografias e vídeos de suas criações para o museu, juntamente com uma breve auto-biografia com as informações necessárias sobre sua criação.

Trabalho feito pelos alunos: Carlos Ribeiro, Caroline Teixeira e Rebeca Luíza

10 comentários:

Anônimo disse...

Clareza do Conceito
A home passa a idéia de evolução, com um robô moderno 3D interativo, mas nas outras telas não transparece esse conceito.
A relação das interatividades propostas com o conceito (Design da experiência)
O usuário pode montar o seu robô no próprio site e depois colocar ele para lutar com outro. É uma forma interessante de interatividade, pois os usuários adoram esse tipo de experiência.
Design da interface:
Home tem idéia de mistério, aguça a curiosidade dos usuários, mas as outras telas não têm ligação com a home.
- design da informação
A informação é transmitida de forma que não atrai as pessoas.
- conteúdo
Conteúdo amplo sobre o assunto (quais são os robôs, quem fez e categorias).
- navegação
Navegação simples e fácil, mas o usuário não se sente convidado a navegar no site.
QUALIDADE DA APRESENTAÇÃO
Apresentação com bom vocabulário mas sem muitos argumentos.

Letícia Uematu

Anônimo disse...

Clareza do Conceito: O conceito é EVOLUÇÃO. O museu é mais um acervo sobre robôs, não trata o tema como a evolução deles. Existe sim as datas das criações juntamente com as características principais, mas não há conexão entre eles. Existe o acesso à história da robótica, mas mesmo assim o conceito ficou falho, uma vez que é um texto desinteressante, grande, de fonte pequena e cores fracas, pouco destacadas.
A relação das interatividades propostas com o conceito (Design da experiência)
A interatividade do museu seria construir (pelo que eu entendi) um robô personalizado e disputar com outros usuários uma espécie de luta. Não há a relação com o conceito de evolução. Há também a possibilidade de contrubuir para o acervo...
Design da interface:
- design da informação
Não atrai muito... a tela proncipal naõ se conecta com as outras.
- conteúdo
O conteúdo parece completo, tem história, acervo.
- navegação o robô (seus olhos) acompanha o mouse, interessante. Um robô mascote serve como um mapa do site, através de pontos no seu corpo o usuário escolhe em qual parte do site deseja acessar.
QUALIDADE DA APRESENTAÇÃO- OK
Nota:7

Viviane Ankli e daniel Boaventura

* Lívia N. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
* Lívia N. disse...

Adorei a pagina principal do trabalho de vcs, com a idéia do robô entrando com som e luzes, interatividade.Porém no decorrer do site deixaram a desejar, pois não existe uma conexão.No quesito interatividade onde o usuário monta o seu próprio robô, é uma forma interassante, porém faltou algo mais instigante.
No quesito informação, achei que possui muito texto e cores que confundem a leiturabilidade.

Viviane Fonseca disse...

Robomundi - Museu dos robôs: Carlos Ribeiro, Caroline Teixeira e Rebeca Luíza

Clareza do conceito: O conceito ficou claro, apesar de que ele não foi bem trabalhado no layout.

A relação das interatividades propostas: O fórum de discussão é funcional. O jogo on line aguçará mais a curiosidade sobre o funcionamento dos robôs. O envio de fotos e vídeos fará com que criações desconhecidas venham ao conhecimento de todos. Opções importantes de interatividade!

Design da interface: Como foi discutido em sala, a tela inicial parece não fazer parte do mesmo museu que as demais.

Design da informação: As informações deveriam ser melhor organizadas e melhor apresentadas para despertar a vontade do usuário de continuar visitando o museu.

Conteúdo: O que seria interessante de ser apresentado no conteúdo, além do que vocês já incorporaram, seriam os robôs se movimentando com opções de o usuário controlar, por exemplo, indicando qual o próximo movimento que quer ver, stop, play, câmera lenta, etc.

Navegação: Pelo que foi apresentado, a navegação algumas vezes provoca confusão no usuário como no caso dos botões < e >. Em cada tela ele possui uma função diferente.

Qualidade da apresentação: O início da apresentação foi claro, mas depois as explicações complicaram nossa compreensão. Exigiu uma melhor integração no grupo.

Sueli disse...

Clareza do Conceito: Inicialmente claro, mas depois se perde diante do que se vê.

relação das interatividades propostas com o conceito (Design da experiência): Propostas interessantes e atraentes como o jogo online, onde a montagem do battlebot com cores, estampas e armas, aguça a curiosidade do usuário.

Design da interface: a tela inicial e as outras telas não parecem ser de um mesmo site.

Design da informação: Faltou organizar melhor as informações dentro do conceito.

Conteúdo: acrescentar ao conteúdo, movimentos e sons além dos movimentos propostos.

Navegação: a primeira tela surpreende depois torna sem atrativos e sem motivação para o usuário continuar navegando.

Qualidade da apresentação: Ficou comprometida devido a não interação dos componentes do grupo.

Flávio disse...

Conceito: O conceito é bem claro. Seria legal se tivesse explicações de como fazer um robô mais simples. Como não lembro se disseram isso na apresentação, ganha 10.

Experiência/Interação: A batalha de robôs é uma ótima idéia, pena não ter sido demonstrada. Também não foi mostrado muito mais sobre o caráter de museu, então fica um 7.

Interface: informação bem disposta, conteúdo claro para o que foi mostrado, navegação clara, estilo de game... mas a "quebra" da primeira tela para as seguintes infelizmente avacalhou. Nota 7.

Qualidade: Ótima. Nota 10.

Carina ALOK disse...

O layout da página inicial ficou ótimo: criativo, impactante, e conquistador. Mas às outras páginas deixaram a desejar. Parecem fazer parte de outro site, pois não se relacionam com o layout da página inicial.
A proposta de interatividade é bastante atrativa. Ter a experiência de participar de uma batalha de robôs é realmente marcante.
O conteúdo do site é muito bom, mas a distribuição da informação não prende à atenção do usuário.
A navegação ficou boa: bem simples e sem dificuldades para se encontrar o que deseja.

Carina ALOK disse...

NOTA 8

Virginia Bustos disse...

Bom, gostei da pagina inicial. Achei muito legal usar o corpo do robo, como um menu do site, ideia boa. Mas tenho que concordar com os outros comentarios. Não tem uma unidade visual a pagina inicial com as outras....podia manter a mesma linguagem que ia ficar otimo. Concordo tambem com os tamanhos dos textos, temos que lembrar que não podem ser muitos longos, porque a pessoa descarta no primeiro olhar.
Podia ser interessante, colocar noticias de atualidade sobre seu tema "Robôs", já que é um site que os usuarios procuram informação.

Denise Eler

Denise Eler

I made this music playlist at MyFlashFetish.com.